22 de fevereiro de 2011

O lixo extraordinário

Todo mundo merece um pouco de cultura de vez em quando né!?

No último post eu falei sobre ter um artista favorito, e essa semana eu me encantei por outro, também brasileiro e que ganhou meu coração!

É o Vik Muniz, artista plástico que recria obras com outras coisas, como areia, geléia, açúcar e seu último grande projeto foi criar arte apartir do lixo.
O projeto durou cerca de 2 anos, ele e sua produção trabalharam no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros do mundo, no Rio de Janeiro, "invadindo" a vida de algumas pessoas que trabalhavam como catadores de lixo, mudando suas histórias para sempre.

Ele fotografou algumas  dessas pessoas e depois recriou as fotos com partes de lixo, com a ajuda das mesmas. As obra foram parar em grandes museus de arte e um dos quadros vendido em um leilão em Londres por 100.000 mil reais; todo o dinheiro voltou para o Jardim para ajudar aos catadores de lixo que vivem situações precárias.

Todo o projeto virou um filme, eu assisti e recomendo, é uma história envolvente e emocionante, onde pude aprender mais sobre arte, sobre a vida do "lixo" e mais ainda sobre as pessoas e a realidade dos catadores.
O filme está em cartaz no Belas Artes, e vale muito, muito a pena assistir!!!!










Se alguns de vocês se lembram, as imagens do Vik foram usadas na abertura da novela Passione também!
Fica a dica!!

Meijos
Mona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários